A campanha de conscientização popular Saia da Bolha
Saia da Bolha
Viver em uma bolha de isolamento, totalmente livre de qualquer agente infeccioso, isolado do mundo e do convívio social. Para muitos que ouvem pela primeira vez o diagnóstico ou mesmo a suspeita de Imunodeficiências Primárias (IDP), esta é a imagem que se forma como única solução para se proteger dos efeitos da doença.
Esta condição extrema, de viver em uma bolha, chegou inclusive a ser retratada no cinema. O então jovem ator John Travolta protagonizou, em 1976, o filme “O Menino na Bolha de Plástico” (The Boy in The Plastic Bubble), no qual um adolescente com IDP enfrenta o desafio de viver e se relacionar em uma bolha que o mantém livre de infecções.
Mas felizmente a situação real e atual está muito longe de ser tão dramática. Hoje os indivíduos com IDP podem levar uma vida normal, ou próxima do normal, caso o diagnóstico seja feito de forma precoce e o tratamento, seguido à risca, monitorado por centros especializados.
Este é, portanto, o objetivo da campanha “Saia da Bolha”: aproximar o público leigo da realidade das Imunodeficiências Primárias e alertar médicos, pais e educadores sobre a importância do diagnóstico precoce.