Antes de procurar um Centro de Referência, converse com o médico de sua confiança
Prezados leitores do site, em primeiro lugar, quero agradecer pelo interesse a respeito das Imunodeficiências, assim como pelos comentários pertinentes que tem sido feitos no nosso site a na nossa página no Instagram.
O objetivo desta mensagem é reforçar a importância da consulta e do diagnóstico preliminar com o médico de sua confiança (pediatra ou clínico geral) a respeito das Imunodeficiências Primárias.
É natural que o acesso às informações produzidas por nossa campanha e por matérias na grade mídia, desperte preocupações em relação a sintomas apresentados por pessoas próximas e queridas – ou pelo próprio leitor. No entanto, o médico é o profissional por excelência preparado para fazer o diagnóstico das doenças, e, por isso, insisto que a melhor conduta é levar a queixa ao seu médico de confiança.
A partir da queixa do paciente (ou do familiar), cabe ao médico analisar se as informações colhidas juntamente com os dados do exame físico podem estar relacionadas com uma Imunodeficiência. Se julgar necessário, pedirá então exames laboratoriais visando ao diagnóstico definitivo.
Caso o médico consultado ache que as queixas são compatíveis com uma Imunodeficiência, mas não disponha dos recursos laboratoriais necessários para melhor avaliação do caso, vale a pena encaminhar o paciente para o Centro de Referência associado ao CoBEII mais próximo. Ou a outro centro especializado que possa atender um caso dessa natureza.
Um grande abraço a todos,
Magda Carneiro Sampaio
Prof. Titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP
Diretora Científica do CoBEII